Isso é
fazer História na Univás!
Inscrições
na internet até 19 de novembro
www.univas.edu.br
Porque um
estudante deve escolher o curso de História?
O
curso de História forma historiadores que estejam capacitados a atuar na
produção, transmissão e comunicação do conhecimento histórico, integrando
atividades teóricas e práticas, levando o egresso a conhecer a história não
como uma ciência do passado, mas sim, como uma área do saber que busca entender
no presente o passado, com perspectivas para o futuro. Formando alunos
capacitados a dominar os diferentes conceitos historiográficos e a revolução da
historiografia. Os alunos atuam em laboratórios específicos, parcerias com a
Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí, consultorias históricas
e oportunidade de monitorias e pesquisas remuneradas.
Como
o estudante do curso de História poderá
conquistar uma vaga no mercado de trabalho?
Além
do mercado de trabalho nas escolas, que se mantém estável e com vagas para
profissionais capacitados, novos campos de atuação vêm crescendo
constantemente, aumentando a demanda e oportunidades bem remuneradas para
historiadores em empresas privadas, órgãos públicos, agências de turismo,
museus, centros culturais, editoras de livros didáticos e paradidáticos,
cinema, televisão, consultorias e entidades de apoio à cultura, para atuar
principalmente nas áreas de pesquisa histórica, preservação do patrimônio e da
memória histórica. O curso tem como diferencial: aulas práticas, viagens
técnicas e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.
Conheça o corpo docente do curso de História da Univás
Alexandre
Carvalho de Andrade
Licenciado e Bacharel em Geografia, Especialista em Geografia do Turismo e Mestre em Geografia pela UNESP - campus de Rio Claro (2005). Atualmente é doutorando em Geografia: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro, onde é pesquisador do NEA - Núcleo de Estudos Agrários. É professor e pesquisador do Departamento de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás/Pouso Alegre) e professor da Faculdade Victor Hugo (São Lourenço).
Licenciado e Bacharel em Geografia, Especialista em Geografia do Turismo e Mestre em Geografia pela UNESP - campus de Rio Claro (2005). Atualmente é doutorando em Geografia: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro, onde é pesquisador do NEA - Núcleo de Estudos Agrários. É professor e pesquisador do Departamento de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás/Pouso Alegre) e professor da Faculdade Victor Hugo (São Lourenço).
Alexandre de Andrade Brianese
Possui especialização em História, Sociedade e Cultura e graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (2001). Atualmente é professor do ensino fundamental, médio e pré- vestibular do Colégio São José e professor colaborador da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás.
Ana Carolina Sales Oliveira
Possui graduação em Fonoaudiologia pela pontifícia universidade
católica de campinas (2005). Especialização em linguagem pela Faculdade de
Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialização em informática em
Educação pela Universidade Federal de lavras. Especialização em libras pela
Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Especialização em Audiologia pelo Cefac.
Mestre em ciências da linguagem (capes 3) pela universidade do vale do sapucaí.
Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes
temas: Audiologia clinica e ocupacional, linguagem e surdez.
Possui especialização em História, Sociedade e Cultura e graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (2001). Atualmente é professor do ensino fundamental, médio e pré- vestibular do Colégio São José e professor colaborador da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás.
Ana Carolina Sales Oliveira
Ana Eugênia Nunes de Andrade
Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Especialista em Historiografia pela Univás. Graduada em Jornalismo e História pela Univás Atua na área da docência desde 1992. Atualmente leciona nos cursos de História, Publicidade e Propaganda. Faz parte do quadro de pesquisadores da instituição nos grupos de pesquisa: Discurso, Ciência, Historicidade; Núcleo de Estudos Culturais; Discurso, Memória e Processos Identitários na região do sul de Minas; Estudos em Análise de Discurso e Publicidade. Atuou no Projeto Acervo Institucional da Fuvs/Univás de 2007 a 2011 e coordenou o Laboratório de História Oral de 2009 a 2011. Atuou como jornalista responsável no Projeto de Extensão na área de jornalismo impresso de 2002 a 2007. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral e Memória, História do Brasil, História e Ensino, História e Cidade atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, cultura, política e educação. Na área de jornalismo tem experiência em jornalismo impresso, livro-reportagem e assessoria de comunicação.
Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Especialista em Historiografia pela Univás. Graduada em Jornalismo e História pela Univás Atua na área da docência desde 1992. Atualmente leciona nos cursos de História, Publicidade e Propaganda. Faz parte do quadro de pesquisadores da instituição nos grupos de pesquisa: Discurso, Ciência, Historicidade; Núcleo de Estudos Culturais; Discurso, Memória e Processos Identitários na região do sul de Minas; Estudos em Análise de Discurso e Publicidade. Atuou no Projeto Acervo Institucional da Fuvs/Univás de 2007 a 2011 e coordenou o Laboratório de História Oral de 2009 a 2011. Atuou como jornalista responsável no Projeto de Extensão na área de jornalismo impresso de 2002 a 2007. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral e Memória, História do Brasil, História e Ensino, História e Cidade atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, cultura, política e educação. Na área de jornalismo tem experiência em jornalismo impresso, livro-reportagem e assessoria de comunicação.
Ana Rosa Nunes
de Andrade
Possui graduação em História pela Universidade do Vale do
Sapucaí (1976) e especialização pela mesma universidade em Historiografia
Brasileira. Também possui o curso lato senso em História Moderna e
Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí nas
disciplinas História Antiga, História Medieval e Estágio Supervisionado.
Andrea
Silva Domingues
Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular, coordenadora do Curso de História, professora permanente do Mestrado em Ciências da Linguagem, professora colaboradora do Mestrado em Educação, pesquisadora e orientadora de diversos projetos de pesquisa de iniciação científica financiado pela FAPEMIG da Universidade do Vale do Sapucaí. Atua como ministrante de palestras e cursos de capacitação nas redes de ensino referente à Lei 10639/03 e o ensino de história da África e Cultura Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em Iniciação a Pesquisa, Metodologia da História, Monografia, História oral e memória, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, memória, cidade, identidade africana e patrimônio.
Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular, coordenadora do Curso de História, professora permanente do Mestrado em Ciências da Linguagem, professora colaboradora do Mestrado em Educação, pesquisadora e orientadora de diversos projetos de pesquisa de iniciação científica financiado pela FAPEMIG da Universidade do Vale do Sapucaí. Atua como ministrante de palestras e cursos de capacitação nas redes de ensino referente à Lei 10639/03 e o ensino de história da África e Cultura Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em Iniciação a Pesquisa, Metodologia da História, Monografia, História oral e memória, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, memória, cidade, identidade africana e patrimônio.
Elizabete
Maria Espíndola
Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora colaboradora da Universidade do Vale do Sapucaí, lecionando no curso de graduação em História, é Coordenadora do LabDoc - Laboratório de Documentação Cartorial. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, Escravidão africana, História da África, Pós-abolição, Gênero e Modernidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Cruz e Sousa, mobilidade social, escravidão, modernidade, pós-abolição, cidadania, educação, sociedade e cultura. Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado na área de História Social da Cultura pela UFMG com o tema: Antonieta de Barros, educação, cidadania, gênero e mobilidade social em Florianópolis na primeira metade do século XX.
Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora colaboradora da Universidade do Vale do Sapucaí, lecionando no curso de graduação em História, é Coordenadora do LabDoc - Laboratório de Documentação Cartorial. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, Escravidão africana, História da África, Pós-abolição, Gênero e Modernidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Cruz e Sousa, mobilidade social, escravidão, modernidade, pós-abolição, cidadania, educação, sociedade e cultura. Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado na área de História Social da Cultura pela UFMG com o tema: Antonieta de Barros, educação, cidadania, gênero e mobilidade social em Florianópolis na primeira metade do século XX.
José
Carlos da Silva Oliveira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1981), especialização em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1995), especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (2002), especialização em Psicologia Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (2002), especialização em Sociologia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009), mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco(2001) e aperfeiçoamento em A Psicologia e o Direito de Família pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia(2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Sapucaí, Professor Adjunto da Faculdade de Direito do Sul de Minas e Professor da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Ansiedade, Pacientes ambulatoriais, escala.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1981), especialização em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1995), especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (2002), especialização em Psicologia Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (2002), especialização em Sociologia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009), mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco(2001) e aperfeiçoamento em A Psicologia e o Direito de Família pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia(2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Sapucaí, Professor Adjunto da Faculdade de Direito do Sul de Minas e Professor da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Ansiedade, Pacientes ambulatoriais, escala.
José Roberto Gonçalves
Graduação em Jornalismo pela PUC-Campinas (1995), mestrado em Multimeios pela UNICAMP (2002), doutorando em História Social pela PUC-SP. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Sapucaí e Faculdades Atibaia - Faat. Disciplinas ministradas: fotojornalismo, legislação e ética no jornalismo e fotografia publicitária. Desenvolve projetos na área de preservação da memória imagética de comunidades e coordena o setor de Arquivos Especiais (fotografia) do Centro de Memória da FUVS/Univás.
Graduação em Jornalismo pela PUC-Campinas (1995), mestrado em Multimeios pela UNICAMP (2002), doutorando em História Social pela PUC-SP. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Sapucaí e Faculdades Atibaia - Faat. Disciplinas ministradas: fotojornalismo, legislação e ética no jornalismo e fotografia publicitária. Desenvolve projetos na área de preservação da memória imagética de comunidades e coordena o setor de Arquivos Especiais (fotografia) do Centro de Memória da FUVS/Univás.
Juliano Hiroshi Ikeda Ishimura
Possui Graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de História, com Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade do Vale do Sapucaí, atuando principalmente nas seguintes áreas: história oral, cultura popular, cultura, memória, cidade e patrimônio.
Possui Graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de História, com Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade do Vale do Sapucaí, atuando principalmente nas seguintes áreas: história oral, cultura popular, cultura, memória, cidade e patrimônio.
Maria
Lucia Pagliarini Saponara
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Atualmente é professora assistente do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí, professora do curso de Letras da Universidade do Vale do Sapucaí e professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de letras, com ênfase em literatura brasileira e literatura infanto-juvenil.
Marilda de Castro Laraia
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Eugênio Pacelli ”(1991) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Eugênio Pacelli” (1984). Atualmente é professora da Faculdade Católica de Pouso Alegre e da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás. Especialista em didática, docência do ensino superior, educação infantil e psicopedagoga no processo de ensino. Mestrado em andamento em Ciências da Linguagem.
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Atualmente é professora assistente do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí, professora do curso de Letras da Universidade do Vale do Sapucaí e professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de letras, com ênfase em literatura brasileira e literatura infanto-juvenil.
Marilda de Castro Laraia
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Eugênio Pacelli ”(1991) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Eugênio Pacelli” (1984). Atualmente é professora da Faculdade Católica de Pouso Alegre e da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás. Especialista em didática, docência do ensino superior, educação infantil e psicopedagoga no processo de ensino. Mestrado em andamento em Ciências da Linguagem.
Rubens
Barros Laraia
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1980) e graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (1975). Especialização em Historiografia (1995) e Especialização em História, Sociedade e Cultura (2010). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História de Minas Gerais e História Contemporânea.
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1980) e graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (1975). Especialização em Historiografia (1995) e Especialização em História, Sociedade e Cultura (2010). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História de Minas Gerais e História Contemporânea.
Pesquisa no curso de História
O método da
pesquisa e a prática da pesquisa histórica e o desenvolvimento de atividades
interdisciplinares, são hoje a ordem do dia. A necessidade de salvaguardar um
olhar novo, de problematizar temas na história, é percebida por inúmeros
historiadores e demais profissionais de ciências humanas. Pesquisa num sentido
amplo é, toda atividade voltada para solução de problemas, como atividade de
busca, indagação, investigação da realidade. E a atividade que vai nos
permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de
conhecimentos e descobertas do "real". Sendo assim, toda pesquisa tem
uma intencionalidade, que é de elaborar conhecimentos, de interpretar e transformar
a realidade. Neste trilhar que o curso de História realiza diferentes pesquisas
relacionadas às práticas culturais e maneiras de se fazer no Sul de Minas
Gerais, sendo diversos acadêmicos contemplados com bolsas de pesquisa através
de apoio da FAPEMIG e da Univás, bem como com o direcionamento de egressos para
diferentes programas de pós-graduação do país e da América latina. Importante
ressaltar que na área das licenciaturas o Curso de História é vanguarda
regional na área de pesquisa.
Extensão: História além dos muros da Univás
Atendo as
necessidades de atividades práticas e teóricas que levem o acadêmico de
História a entender o tripé universitário que é ensino, pesquisa e extensão,
bem como com a preocupação da integralização do curso entre docentes, discentes
e egressos realizamos diversos eventos que proporcionam momentos de aprendizado
e de lazer, efetivando a sociabilidade e a responsabilidade social do educador
de História. Por isso todos juntos através dos eventos construímos muitas
memórias e outras histórias, efetivamos o FAZER HISTÓRIA na UNIVÁS!
Laboratório de História Oral – LHO
O
Laboratório de História Oral da Univás tem por objetivos fornecer condições
para o aprimoramento da capacitação científica no campo da História, tendo em
vista preparar futuros professores e pesquisadores. Também busca enfatizar a
oralidade e a imagem como fontes documentais, tendo em vista seus usos e
tratamentos. Além de criar uma dinâmica para a Universidade, tendo em vista
marcar sua presença de forma crítica na sociedade local. Localiza-se no prédio
da Unidade Fátima, na Avenida Tuany Toledo 470 - Pouso Alegre.
Laboratório
de História – Acervo Institucional
Fuvs/Univás
O Acervo Institucional Fuvs/Univás tem por
objetivos fornecer condições para o aprimoramento da capacitação científica no
campo da História, tendo em vista preparar futuros professores e pesquisadores.
Além de criar uma dinâmica para a Universidade, tendo em vista marcar sua
presença de forma crítica na sociedade local. Localiza-se no prédio da Unidade
Fátima, na Avenida Tuany Toledo 470 - Pouso Alegre. O Acervo Institucional
Fuvs/Univás é um dos laboratórios de pesquisa do curso de História. Nele os
acadêmicos encontram a possibilidade de participar de cursos e treinamentos na
área de catalogação, preservação e análise de fotografias. O Acervo proporciona
também, vasto material iconográfico para a realização de pesquisas históricas
de Pouso Alegre e região.
Curso de História na rede
Narrativas do Brasil: http://narrativasdobrasil.blogspot.com.br/
Laboratório de História Oral: http://laboratoriohistoriaoral.blogspot.com.br/
Acervo Institucional Fuvs/Univás:
http://acervoinstitucionalfuvsunivas.blogspot.com.br/
História em movimento: https://www.facebook.com/groups/132821413471358/
Processo seletivo 2013 - Inscrições abertas
As inscrições para o Processo Seletivo 2013 do curso de História da Univás estão abertas,
no período de 10 de setembro a 19 de novembro. Elas poderão ser feitas somente
pela internet. O valor da taxa de inscrição é
de R$ 50,00 (cinquenta reais), com desconto de R$ 10,00 para quem fizer
o pagamento até 30 de outubro. De 30 de outubro a 19 de novembro não há
desconto na taxa de inscrição.
As provas serão aplicadas em Pouso Alegre,
no dia 25 de novembro, das 14h às 18h, na unidade Fátima da Univás.
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