sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Curso de História da Univás marca presença no Encontro de História Oral na USP

Isso é fazer História na Univás!

X Encontro Regional Sudeste de História Oral
Diversidade e diálogo
16 a 18 de agosto de 2011
Universidade de São Paulo

Comunicação Oral

CAMINHANTES DA CIDADE: HOMENS E MULHERES
“POPULARES” DAS RUAS DE POUSO ALEGRE – MG
Alessandra Mara Rosa Mello (Univás); Andrea Silva Domingues (Univás)


A pesquisa intitulada Caminhantes da cidade: Homens e Mulheres “populares” das ruas de Pouso Alegre – MG tem como intuito refletir as práticas culturais de homens e mulheres, que se tornaram populares nas ruas da cidade, bem como a sua influência na sociedade pouso alegrense. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, documentos oficiais do município, mas principalmente a prática da história oral, através de entrevistas de trajetórias de vida, diálogos soltos, que são construídos juntamente com os nossos depoentes. A realização da pesquisa possibilita a reflexão sobre as muitas memórias e histórias que cercam o cotidiano desses agentes históricos, considerados populares, analisando suas trajetórias de vida, costumes, relações culturais e sociais dentro da cidade e seus diferentes espaços nos levam a uma discussão constante sobre o significado da história oral como método de pesquisa e análise na história social.

O MOVIMENTO UNDERGROUND EM POUSO ALEGRE/MG (1985-2010)
Alexandre Lopes Costa; Ana Eugênia Nunes de Andrade (Univás)


A pesquisa “O movimento underground em Pouso Alegre/MG” (1985-2010) tem como objetivo trazer uma nova abordagem sobre esta manifestação cultural. Este movimento é constituído por apreciadores e músicos ligados o rock e a subgêneros do estilo. Através da História Oral e da análise de fontes como fotografias e cartazes buscamos levantar questões que permitissem um novo olhar frente aos seguidores do movimento. De acordo com os depoimentos e informações contidas nas fontes de pesquisa foi possível observar a existência de um movimento que luta contra o preconceito e estereótipos de julgamentos, muitas vezes feitos de forma equivocada pela sociedade. Percebeu-se a existência de estratégias dos sujeitos integrados ao movimento para a permanência, resistência e sobrevivência deste. Há também rupturas que ocorrem durante o período estudado como falta de apoio financeiro e de espaços físicos para realização dos shows, bem como a inclusão do movimento na cena cultural da cidade.

CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O FESTEJO DE NOSSA
SENHORA DO ROSÁRIO EM SILVIANÓPOLIS-MG
Andrea Silva Domingues (Univás)


A pesquisa teve como objetivo estudar as diferentes práticas culturais, constituídos no cotidiano do espaço urbano e rural; a partir das trajetórias de vida e lutas sociais dos agentes históricos que participam da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Silvianópolis,Minas Gerais, realizada a mais de duzentos anos.O estudo desenvolveu-se através da prática da História Oral compreendendo as recordações dos depoentes expressões de diferentes tempos vividos, experimentados individual e socialmente; que possibilitou perceber nas narrativas orais o ir e vir da memória, a reflexão sobre a diversidade das experiências vividas por cada um, seus pontos de semelhança e suas diferenças, e também pontos de convergências e tensões. Como parte das conclusões a festa foi e é pensada, como uma tradição atualizada e ao mesmo tempo em transformação, que se constitui nas experiências sociais diversas, instituindo um campo de memórias atravessado pelos conflitos de classe, que nos conduz a outras histórias.

Pôsteres

Memórias e experiências dos nordestinos do bairro Faisqueira na cidade de Pouso Alegre – MG
Bárbara Cristine Casallechi Fonseca Simões, Andréa Silva Domingues

As políticas de remodelação urbana no Mercado Municipal de Pouso Alegre – MG
Fernando Henrique do Vale, Ana Eugênia Nunes de Andrade, Andréa Silva Domingues 

Cultura e memória: o festejo de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata – MG
Cleyton Antônio da Costa, Andréa Silva Domingues