segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Curso de História promove I Simpósio de Espaço, Sociabilidade e Ensino


Isso é fazer História na Univás!


O curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou no período de 7 a 9 de dezembro, o I Simpósio de Espaço, Sociabilidade e Ensino que aconteceu simultaneamente na unidade Fátima da Univás e no Marques Plaza Hotel.

O evento contou com o apoio da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e da Caixa Econômica Federal. A proposta do evento era discutir as questões relacionadas aos múltiplos espaços, as diferentes formas de sociabilidade e o ensino, a partir de conferências, oficinas e apresentação de comunicações científicas.

Os temas das oficinas foram "Análise de Fontes para o Ensino e a Pesquisa" e "Introdução às técnicas de cuidados com a documentação textual".

No primeiro dia a conferência de abertura foi ministrada pela professora Maria do Rosário da Cunha Peixoto do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com o tema "Cultura, Ensino e Memória".

Na quinta-feira, 8 de dezembro, iniciaram as oficinas e as comunicações científicas no período vespertino . E a noite, a conferência "História econômica e o ensino no Sul de Minas Gerais", foi apresentada pelo professor Alexandre Saes, do departamento de Economia da Universidade de São Paulo.

E no dia 9 de dezembro no período da tarde aconteceram novamente as oficinas e as sessões de comunicação científicas. A palestra de encerramento teve como tema "Espaços, Tempos e Imagens", apresentada pela professora Christiane Nascimento Ferreira Guenoun da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs