domingo, 15 de abril de 2012

A Revolta da Vacina


Jeferson Tadeu Martins

A imagem acima esta representando a Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro. Percebemos na imagem claramente um conflito. Temos a caricatura de um confronto armado. De um lado soldados, Oswaldo Cruz e Pereira Passos; com vacinas como armas e servindo de montaria. E a população mais pobre defendendo-se como podia: com diversos tipos de utensílios domésticos, como vassouras, panelas e garfos.

São muitos os interesses envolvidos na Revolta da Vacina. As autoridades viam a população pobre com muito escrúpulo, subjulgando-a e tratando-a como bem queriam. Foi um pouco disso que se viu neste acontecimento. O governo tinha como intenção limpar a cidade já que considerava esta população como causa de muitos problemas e de uma imagem negativa da cidade do Rio de Janeiro.

Porém parte da população não aceitou de maneira passiva todos aqueles acontecimentos e investidas contra ela. Viam aquele tipo de política pública como uma invasão de privacidade, já que quem não se vacinasse sofreria uma série de restrições. E isso está muito bem retratado na imagem, pessoas protestando, e em evidente confronto com aqueles que representavam a força opressora.

Algo que merece destaque nesta revolta e principalmente nesta imagem é o caráter contestador de parte da população. Não aceitaram aquelas decisões das quais nem foram consultados e que alteravam diversos direitos que tinham perante a sociedade. Não aceitando se organizaram, manifestaram e partiram inclusive para o confronto direto. Vale lembrar que dentro desta revolta temos muitas outras reivindicações e manifestações populares que se incorporaram a ela. Debruçarmos-nos sobre esta imagem e o estudo desta revolta resgata diversas memórias de contestação e manifestação da sociedade brasileira, que muitas vezes é deixada em segundo plano.

*Trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino em História sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.