terça-feira, 25 de outubro de 2011

Curso de História da Univás promove exposição em Congonhal



Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs


Isso é fazer História na Univás!

O curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) em parceria com a Prefeitura da cidade de Congonhal por meio da Secretaria de Ação Social, Cultura e Turismo, realizaram nos dias 22 e 23 de outubro na Praça Central da cidade uma exposição de vários banners contando a história da cidade através de imagens.

As imagens foram trabalhadas e desenvolvidas em parceria com funcionários da prefeitura da cidade, com o apoio da representante da secretaria, Tais Cristina dos Santos e dos professores Andrea Silva Domingues, José Roberto Gonçalves e Rubens Barros Laraia do curso de História da Univás.

A atividade contou com o envolvimento de diversos alunos do curso de História da Univás que atuaram como monitores de extensão, dialogaram com os moradores do município e coletaram várias memórias referentes às lembranças das fotografias que irão contribuir na elaboração de um livro de imagens que será publicado pela Prefeitura de Congonhal.

A ação em Congonhal teve como objetivos identificar traços da cultura e da história do município que se perderam ou ficaram esquecidos na memória da população através da fotografia, oportunizar aos habitantes da cidade um contato visual com parte de sua história da cidade e identificar e separar as principais imagens que representem o acervo histórico e artístico do município, criando assim subsídios para enriquecer o conhecimento da história regional.

Essa atividade compõe uma das etapas dos trabalhos dos docentes e discentes do curso de História que vem desenvolvendo projetos de extensão que demonstram que a História é Movimento e que ela se faz juntamente entre um diálogo de passado, presente e com perspectivas para o futuro.

Amanhã, dia 26 de outubro, das 9 às 15 horas o projeto "História em Movimento" estará na cidade de Pouso Alegre também com imagens dialogando com os moradores na Praça Senador José Bento.