quarta-feira, 27 de junho de 2012

Finalmente, acabou a escravidão!

Plano de aula - Juliana Coutinho Martines

Delimitação: Os negros como sujeitos sociais.

Problematização: No material didático poderia conter textos mostrando que os negros sempre foram sujeitos sociais. E que apesar de todas as dificuldades, eles estão inseridos na sociedade, não são pessoas marginalizadas e discriminadas apenas, como mostra o livro. Caberia no conteúdo entrevistas com pessoas que venceram o preconceito e se deram bem, e também o quanto a cultura negra está inserida em nossas vidas, ou melhor, que é um grande pedaço de todos.

Objetivo geral: Sanar a dificuldade de interpretação de texto, a partir da análise de fontes como: revistas contendo entrevistas de diversas pessoas possibilitando um novo olhar frente aos negros.  
   
Objetivos específicos
  • Analisar revistas, com diferentes tipos de pessoas, mostrando as várias faces do negro como sujeito social.
  • Mostrar textos que possibilite um novo olhar quanto à cultura negra deixando claro que ela está muito presente em nossas vidas, através de reportagens sobre a culinária, religião, danças e costumes que estão inseridas em nossas vidas.             
  • Resignificar o pensamento dos alunos quanto ao olhar marginalizado que se tem pelos negros através de reportagens com pessoas que venceram.
Metodologia
Analisar revistas, com diferentes tipos de pessoas, mostrando as várias faces do negro como sujeito social.         

Quero usar o turismo como fonte de integração e não fazer aquela coisa tipo safári, em que os turistas encaram tudo como exótico, sem reconhecer sua real importância. Nossa cultura é única e temos que tratar as características do nosso povo como patrimônio que é criar roteiros que mostrem os nossos traços e possibilitem uma vivencia da nossa cultura e da nossa história vai ser meu caminho principal... acredito que só podemos ir em frente se soubermos muito bem de onde viemos. Quanto mais me aproximo de minhas raízes, mais entro em sintonia comigo, é uma forma de equilíbrio[1].                    
  1. Por que a cultura negra é encarada como algo exótico?
  2. Por que os negros têm que reconhecer suas raízes para poderem se assumir?
  3. Como a cultura negra, pode passar a ser vista como patrimônio histórico- cultural?
Não assumia meu cabelo, nutria decepções de não aceitação do meu meio, sobre a minha figura, era um boneco montado, com saia longas, baixa autoestima e cabelo esticado no henê... Não era aquilo que eu esperava. Não era a identidade visual, era mais do que isso. Mas, o que eu sou? Fiquei perdida e fui atrás de saber  o que é a verdadeira negritude brasileira. [2]        
  1. Por que muitos negros montam uma imagem de si para defender-se do próprio preconceito?      
  2. O que necessita ser feito para que o negro brasileiro tenha uma identidade?
  3. Por que a imagem do negro é mostrada de forma marginalizada?
  4. Mostrar textos que possibilitem um novo olhar quanto à cultura negra deixando claro que ela está muito presente em nossas vidas, através de reportagens sobre a culinária, danças e costumes que estão inseridas em nossas vidas.
As influências africanas estão por toda parte na cultura brasileira, se é que podemos dividir essas duas culturas, pois, ambas estão diretamente ligadas nos diversos segmentos: Na culinária: os negros trouxeram forte influencia gastronômica, modificaram pratos e fizeram muitas iguarias com ingredientes trazidos da África, como o inhame, café, coco, quiabo, gengibre e melancia. Também acrescentaram ingredientes que não eram seus, como milho, amendoim e mandioca. E dentre os pratos africanos um é especial, a famosa feijoada, prato este que surgiu ainda no período escravocrata, onde os senhores destinavam restos de carne e feijão à alimentação dos negros e foi desta prática que inventaram a feijoada. Na religião: durante muito tempo os negros foram proibidos de frequentar a igreja Católica, pois eram vistos como povo sem alma, além disso, também eram impedidos de manifestarem suas crenças religiosas que eram tidas como pecaminosas. Mesmo assim, às escondidas eles cultuavam suas práticas religiosas, como: afoxés, orixás, xangô, candomblés, etc. Na música: instrumentos de manifestações culturais como: agogô abe, berimbau, alfaias, ainda são amplamente utilizados e estão diretamente ligados aos negros. Danças: expressões culturais como: o maracatu em Pernambuco, sambas baiano e carioca, capoeira, coco de roda, congados mineiros e caboclinho. Vocabulário: temos inúmeras palavras que foram adaptadas à língua portuguesa, como: xodó, tanga, maracutaia, mandinga, sinhá, moleque e quitanda[3] 
  1. Mesmo sendo no período escravocrata, por que os negros eram vistos como pessoas sem almas?
  2. Como a cultura negra pode ser tão discriminada, se ela está tão presente no dia a dia dos brasileiros?
  3. Se os negros são grandes contribuintes para a formação da cultura brasileira, por que há essa necessidade de excluí-los de algo que eles ajudaram a construir?   
  4. Resignificar o pensamento dos alunos quanto ao olhar marginalizado que se tem pelos negros através de reportagens com pessoas que venceram. 
Eles são muito pouco conhecidos de professores e estudantes. Embora muito deles tenham sido cientistas e empreendedores notáveis, continuam a frequentar muito pouco ( mas muito pouco mesmo) as aulas de ciências e livros didáticos. Conheça alguns dos homens e mulheres negros que estão por trás das invenções importantes na história da humanidade... WILLIAM PURVIS Imagine o que significa para uma pessoa, no século 19, ter que sair de casa para assinar documentos e ainda ser obrigada a sacar um frasco de tinta da bolsa ou da maleta para abastecer sua caneta? Este desgaste teve fim quando o americano William Purvis inventou, em janeiro de 1890, a caneta-tinteiro...CHARLES BROOKS com uma invenção simples, ajudou a deixar a cidade mais limpa ao desenvolver um caminhão com grandes escovas acopladas que retiravam a sujeira das ruas com mais facilidade... HENRY BROWN em 1886, Henry Brown patenteou um “ receptáculo para armazenamento e preservação de documentos (definição registrada na patente) que, com mais desenvolvimento ao longo dos anos, hoje é conhecido como cofre.” [4]
  1. Por que a grande maioria das histórias  dos negros são silenciadas dentro da história?     
  2. O que se ganha em esconder invenções tão inteligentes só por que foram negros que inventaram?
  3. Para que tentar passar a imagem que os negros só foram mandados no tempo em que a escravidão existia?                               
Considerações Finais       
Eu espero que a partir disso, os alunos possam ter a consciência de que os negros foram muito prejudicados, sofreram por causa de atitudes hipócritas de sociedades que se achavam superiores por causa de sua cor, mas nem mesmo passando por tais dificuldades os negros, a cultura negra, deixou de existir ou se modificou por causa do preconceito, pelo contrário, as sociedades que não aceitavam os negros como sujeitos sociais ativos é que acabaram absorvendo os costumes que eles mais repudiavam. Que este plano de aula possa servir para mostrar, que mesmo escravos, mesmo marginalizados, excluídos eles não deixaram de inventar, progredir, contribuir, e que hoje a marginalização negra esta apenas na cabeça daqueles que não admitem o quanto foram, e são dependentes e parte da cultura negra.



[1] MONIQUE BRITTO, 21 anos, estudante e guia de turismo. Entrevista retirada da revista Raça Brasil feita por Sonia Nascimento, edição 32.
[2] LÍVIA ZANUTY, 29 anos, modelo. Entrevista retirada da revista Raça Brasil  feita por Sonia Nascimento, edição 36.
[4] Reportagem retirada da revista Raça Brasil, edição 36, reportagem de Sandra Almada.