Delimitação:
Os negros como sujeitos sociais.
Problematização:
No material didático poderia conter textos mostrando que os negros sempre
foram sujeitos sociais. E que apesar de todas as dificuldades, eles estão
inseridos na sociedade, não são pessoas marginalizadas e discriminadas apenas,
como mostra o livro. Caberia no conteúdo entrevistas com pessoas que venceram o
preconceito e se deram bem, e também o quanto a cultura negra está inserida em
nossas vidas, ou melhor, que é um grande pedaço de todos.
Objetivo geral:
Sanar a dificuldade de interpretação de texto, a partir da análise de fontes
como: revistas contendo entrevistas de diversas pessoas possibilitando um
novo olhar frente aos negros.
Objetivos específicos
- Analisar revistas, com diferentes tipos de pessoas, mostrando as várias faces do negro como sujeito social.
- Mostrar textos que possibilite um novo olhar quanto à cultura negra deixando claro que ela está muito presente em nossas vidas, através de reportagens sobre a culinária, religião, danças e costumes que estão inseridas em nossas vidas.
- Resignificar o pensamento dos alunos quanto ao olhar marginalizado que se tem pelos negros através de reportagens com pessoas que venceram.
Metodologia
Analisar
revistas, com diferentes tipos de pessoas, mostrando as várias faces do negro
como sujeito social.
Quero
usar o turismo como fonte de integração e não fazer aquela coisa tipo safári,
em que os turistas encaram tudo como exótico, sem reconhecer sua real
importância. Nossa cultura é única e temos que tratar as características do
nosso povo como patrimônio que é criar roteiros que mostrem os nossos traços e
possibilitem uma vivencia da nossa cultura e da nossa história vai ser meu
caminho principal... acredito que só podemos ir em frente se soubermos muito
bem de onde viemos. Quanto mais me aproximo de minhas raízes, mais entro em
sintonia comigo, é uma forma de equilíbrio[1].
- Por que a cultura negra é encarada como algo exótico?
- Por que os negros têm que reconhecer suas raízes para poderem se assumir?
- Como a cultura negra, pode passar a ser vista como patrimônio histórico- cultural?
Não
assumia meu cabelo, nutria decepções de não aceitação do meu meio, sobre a
minha figura, era um boneco montado, com saia longas, baixa autoestima e cabelo
esticado no henê... Não era aquilo que eu esperava. Não era a identidade visual,
era mais do que isso. Mas, o que eu sou? Fiquei perdida e fui atrás de
saber o que é a verdadeira negritude
brasileira. [2]
- Por que muitos negros montam uma imagem de si para defender-se do próprio preconceito?
- O que necessita ser feito para que o negro brasileiro tenha uma identidade?
- Por que a imagem do negro é mostrada de forma marginalizada?
- Mostrar textos que possibilitem um novo olhar quanto à cultura negra deixando claro que ela está muito presente em nossas vidas, através de reportagens sobre a culinária, danças e costumes que estão inseridas em nossas vidas.
As influências africanas estão
por toda parte na cultura brasileira, se é que podemos dividir essas duas
culturas, pois, ambas estão diretamente ligadas nos diversos segmentos: Na culinária: os negros trouxeram
forte influencia gastronômica, modificaram pratos e fizeram muitas iguarias com
ingredientes trazidos da África, como o inhame, café, coco, quiabo, gengibre e
melancia. Também acrescentaram ingredientes que não eram seus, como milho,
amendoim e mandioca. E dentre os pratos africanos um é especial, a famosa
feijoada, prato este que surgiu ainda no período escravocrata, onde os senhores
destinavam restos de carne e feijão à alimentação dos negros e foi desta prática que inventaram a feijoada. Na religião: durante muito tempo
os negros foram proibidos de frequentar a igreja Católica, pois eram vistos como
povo sem alma, além disso, também eram impedidos de manifestarem suas crenças
religiosas que eram tidas como pecaminosas. Mesmo assim, às escondidas eles
cultuavam suas práticas religiosas, como: afoxés, orixás, xangô,
candomblés, etc. Na música: instrumentos
de manifestações culturais como: agogô abe, berimbau, alfaias, ainda são
amplamente utilizados e estão diretamente ligados aos negros. Danças: expressões culturais como: o
maracatu em Pernambuco, sambas baiano e carioca, capoeira, coco de roda, congados
mineiros e caboclinho. Vocabulário: temos inúmeras palavras que foram adaptadas à língua portuguesa, como:
xodó, tanga, maracutaia, mandinga, sinhá, moleque e quitanda[3]
- Mesmo sendo no período escravocrata, por que os negros eram vistos como pessoas sem almas?
- Como a cultura negra pode ser tão discriminada, se ela está tão presente no dia a dia dos brasileiros?
- Se os negros são grandes contribuintes para a formação da cultura brasileira, por que há essa necessidade de excluí-los de algo que eles ajudaram a construir?
- Resignificar o pensamento dos alunos quanto ao olhar marginalizado que se tem pelos negros através de reportagens com pessoas que venceram.
Eles são muito pouco conhecidos de professores
e estudantes. Embora muito deles tenham sido cientistas e empreendedores
notáveis, continuam a frequentar muito pouco ( mas muito pouco mesmo) as aulas
de ciências e livros didáticos. Conheça alguns dos homens e mulheres negros que
estão por trás das invenções importantes na história da humanidade... WILLIAM
PURVIS Imagine o que significa para uma pessoa, no século 19, ter que sair de
casa para assinar documentos e ainda ser obrigada a sacar um frasco de tinta da
bolsa ou da maleta para abastecer sua caneta? Este desgaste teve fim quando o
americano William Purvis inventou, em janeiro de 1890, a
caneta-tinteiro...CHARLES BROOKS com uma invenção simples, ajudou a deixar a
cidade mais limpa ao desenvolver um caminhão com grandes escovas acopladas que
retiravam a sujeira das ruas com mais facilidade... HENRY BROWN em 1886, Henry
Brown patenteou um “ receptáculo para armazenamento e preservação de documentos
(definição registrada na patente) que, com mais desenvolvimento ao longo dos
anos, hoje é conhecido como cofre.” [4]
- Por que a grande maioria das histórias dos negros são silenciadas dentro da história?
- O que se ganha em esconder invenções tão inteligentes só por que foram negros que inventaram?
- Para que tentar passar a imagem que os negros só foram mandados no tempo em que a escravidão existia?
Considerações Finais
Eu
espero que a partir disso, os alunos possam ter a consciência de que os negros
foram muito prejudicados, sofreram por causa de atitudes hipócritas de
sociedades que se achavam superiores por causa de sua cor, mas nem mesmo
passando por tais dificuldades os negros, a cultura negra, deixou de existir ou
se modificou por causa do preconceito, pelo contrário, as sociedades que não
aceitavam os negros como sujeitos sociais ativos é que acabaram absorvendo os
costumes que eles mais repudiavam. Que
este plano de aula possa servir para mostrar, que mesmo escravos, mesmo
marginalizados, excluídos eles não deixaram de inventar, progredir, contribuir,
e que hoje a marginalização negra esta apenas na cabeça daqueles que não
admitem o quanto foram, e são dependentes e parte da cultura negra.
[1] MONIQUE BRITTO, 21 anos, estudante e guia de turismo. Entrevista retirada da revista Raça Brasil feita por Sonia Nascimento, edição 32.
[2] LÍVIA ZANUTY, 29 anos, modelo. Entrevista retirada da revista Raça Brasil feita por Sonia Nascimento, edição 36.
[3]Disponível em:http://ihaa.com.br/influencia-da-cultura-africana-nos-costumes-brasileiros/.Acesso em 11/06/2012 às 11:06.
[4] Reportagem retirada da revista Raça Brasil, edição 36, reportagem de Sandra Almada.