quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nomes do passado

No passado, a denominação de ruas e praças, em uma municipalidade, sempre tinha por homenagear figuras de relevo, datas ou fatos históricos, porém, nem sempre era aceita pela população, a qual adotava, espontaneamente, um nome mais popular, ligado a certas características, da rua, ou a algum acontecimento. Vejamos alguns nomes antigos de ruas e praças de Pouso Alegre, conhecidas popularmente como:

Rua do Imperador: Antigo nome da Avenida Doutor Lisboa no tempo do Império, dado pelo Senador José Bento.

Rua da Outra Banda, Boa Vista ou Cadeia Queimada: Atual Rua Silvestre Ferraz. Situava-se do outro lado de um brejal. Aí uma antiga cadeia incendiou-se. Foi a primeira rua que se formou na cidade.

Rua dos Coqueiros: Trecho inicial da Rua Comendador José Garcia, onde havia alguns coqueiros em uma residência.

Rua das Taipas: Trecho da Rua Comendador José Garcia, a partir do P.A.F.C até o final da rua. Referia-se ao muro de taipa da rua.

Rua da Palha: Atual Rua Cel. José Inácio. Havia um milharal ao lado onde, após a colheita, os animais soltos procuravam restos de milho entre a palha.

Rua das Pedras: Atual Rua Adolfo Olinto. Antiga Rua da Prata. Era pavimentada com pedras no treco do morro, para evitar-se a erosão provocada pela enxurrada.

Morro das Cruzes: Atual Avenida Getulio Vargas. Havia três cruzes no alto do morro, erguidas por escravos, segundo a tradição.

Largo da Cadeia: Ocupava o quarteirão onde foi construído o antigo Pouso Alegre Hotel.  

Rua da Ponte: Chamava-se Rua Senador Eduardo Amaral. Ia do Largo da Cadeia, atravessava a linha férrea e terminava na ponte sobre o Rio Mandu. Desapareceu com o prolongamento da Av. Dr. Lisboa até a estação.
Extraído do livro "História de Pouso Alegre" de Octávio Miranda Gouvêa, 2004.
Originalmente publicado em: http://museutuanytoledo.blogspot.com.br/