domingo, 2 de dezembro de 2012


Luana Tais dos Santos

Tema: O Estado Novo.

Delimitação do tema: As leis trabalhistas no governo Vargas.

Problematização: Efeitos da CLT (Consolidação das leis trabalhistas) causados na classe trabalhadora durante o governo Vargas.

Objetivo geral: Analisar e Interpretar as manifestações da classe trabalhadora no Estado Novo a partir da análise da imagem a seguir.

Objetivos específicos:
Interpretar junto aos alunos as medidas tomadas pelo Presidente Getúlio Vargas, a fim de se tornar um herói perante a população trabalhadora.
● Fazer os alunos questionarem os efeitos da CLT. Essas leis foram criadas somente em favor da classe trabalhadora? Onde ficavam os interesses do governo e dos empregadores?
● O que levou os trabalhadores a retratar nos cartazes o progresso e a industrialização ao nome de Vargas?

Metodologia: Iniciar a aula com a apresentação da imagem do movimento que ficou conhecido como “Queremismo” (Rio de Janeiro, 1945), a fim de mostrar a outra face do governo Vargas.     
                                

Imagens do movimento: Queremos Getulio.[1]

● Como Vargas conseguiu cair no gosto popular, se tornando um mito nas classes populares?

● Getulio Vargas, pai dos pobres?

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com   poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Aqui a propaganda foi intensamente utilizada. Seu objetivo era saber o que o povo ouvia nos rádios, via nos programas de televisões, até mesmo nas cartilhas escolares vinham às realizações e metas do governo para que as crianças fossem informadas e chamadas para contribuir para a construção de um Brasil grande e moderno por meio do estudo e do trabalho. Foi criada a Hora do Brasil, com o intuito de estar massificando o pensamento da população. Getúlio tinha medidas autoritárias em seu governo e ao mesmo tempo lançava a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e ele caia no gosto popular. A população aclamava Getúlio como o Pai dos Pobres.

Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Apesar de terem sido feitas mudanças importantes é preciso destacar que o Estado Novo, além de autoritário, tinha características fortemente tradicionais. Não se deve esquecer que as oligarquias regionais continuavam bastante poderosas e que Vargas, era originário da oligarquia gaúcha.

Com o objetivo de controlar a população trabalhadora, Vargas conquista à confiança dos trabalhadores, criando a  Justiça do Trabalho (1939) instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas, tudo a favor do beneficio dos trabalhadores. Assim ele passa a ser o trabalhador n° 1 do Brasil.

Getúlio Vargas investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

Embora tenha sido um ditador e ter governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Aqui ele passa a ser adorado e recebe o título de “pai dos pobres” e ao mesmo tempo “mãe dos ricos”, pois ele ajudava a controlar as revoltas dos trabalhadores, garantindo a ordem política e a estabilidade social, mantendo os trabalhadores satisfeitos e sem greves. Assim os empregadores iam aumentando os seus lucros. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros. Por isso Getulio era aclamado pela população através do movimento que recebeu o nome de Queremismo, período em que o Estado Novo chegava ao fim e a população trabalhadora saia às ruas aclamando: Queremos Getúlio.

RESULTADOS ESPERADOS: Que os alunos formulem seus próprios questionamentos acerca do Estado Novo e da consolidação das leis trabalhistas e que os mesmos percebam que Getulio Vargas soube conduzir a população trabalhadora e ao mesmo tempo privilegiar os empregadores e conduzir o seu governo sob uma ditadura disfarçada.




[1] Imagem do movimento Queremismo. Rio de Janeiro 1945. Retirado do site Google. Acesso em 26/11/2012.
* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.