João Marcos Alexandre
Delimitação do tema: As controvérsias do governo Lula
Problematização: Será que o governo Lula só trouxe
melhorias para nosso país?
Objetivo Geral: Levar para a sala de aula material
necessário para a compreensão dos antecedentes do governo Lula, permitindo,
assim o aluno entender este contexto histórico através da literatura de cordel,
compreendendo e questionando a imagem deste presidente.
Objetivos Específicos
- Compreender a imagem que Lula passava à sociedade brasileira antes de se tornar presidente e compará-la com a atual;
- Compreender o contexto histórico referente ao governo Lula e levantar os questionamentos, os problemas e as tensões oriundas desta época e os efeitos da mesma na nossa realidade atual;
- Analisar a forma como Lula é passado na literatura de cordel, analisando também o autor da obra e para quem a ela se destina;
Metodologia
Fonte: Literatura de cordel – Lula: o
Matuto que conquistou o Brasil
Autor: Gonzaga
de Garanhuns
Esta vitória de Lula
Foi muito bem merecida
Para surgir no Brasil
Melhor condição de vida
E nossa população
Se sentir mais garantida’
‘Lula agora está aí
Levando o país em frente
Tirando da decadência
O nosso Brasil potente
Ficando em nossa história
Por esta grande vitória
1 – Para
qual público esta obra se destina?
2 – De qual
região do Brasil este tipo de obra é oriunda?
3 - Será
que todos, sem exceção, foram beneficiados e tiveram melhores condições de vida
com o governo Lula?
4 – Como Lula
é mostrado segundo o autor da obra?
5 – Qual o tipo de linguagem que o cordel traz? Por que ele
traz este tipo de linguagem?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Trabalhar com a literatura de cordel significa, antes de
mais nada, romper as barreiras e limites geográficos, uma vez que provém da
cultura nordestina e de caráter tipicamente popular. Assim, quando trabalhamos
com essa fonte em sala de aula, devemos explicitar as identidades, as práticas
e os costumes dessa região do Brasil.
Também entendemos que o cordel que foi trabalhado no plano
de aula acima se refere assim ao ex-presidente Lula provavelmente porque este é
proveniente da região Nordeste, e foi responsável por levantar esta região tão
antes esquecida por nossos governantes. Além disso, antes de estudá-lo, devemos
também pesquisar referências sobre o autor e, segundo pesquisas, o autor
Gonzaga de Garanhuns é proveniente de Pernambuco, localizado na região Nordeste
deste país. Isso também nos mostra sua opinião a respeito do nosso
ex-presidente da República.
Luiz Gonzaga de Lima[2]
nasceu em 1943 e tem em suas principais trabalhos com cordéis temas como o
cangaço, Luiz Gonzaga e história da sua cidade.
Cabe ao professor mostrar ao aluno também, não somente o que
vem escrito no cordel, mas também, através dele e de outras fontes auxiliares,
compreender a personalidade, a imagem pública de Lula através dos tempos, desde
seu cotidiano pobre no Nordeste até virar um líder sindical na região do Grande
ABC, e mais tarde, mudar sua imagem, seu discurso e até mesmo o seu modo de
vestir.
Cabe ainda ao professor mostrar a presença da oralidade, da
literatura em versos, da performance que são características do cordel, e que
este nome deriva porque, os cordelistas, quase sempre os mesmos que vendem suas
obras nas feiras ou bancas das grandes cidades, os penduravam em cordas com
prendedores.
Hoje em dia também esse tipo de obra não são tão valorizados
pela sociedade, talvez porque são característicos de uma cultura popular e
nordestina, quase sempre motivos de estereótipos e preconceitos por grande
parte dos brasileiros. Cabe mostrar que no Nordeste também há cultura, uma
linguagem e sotaques diferentes, o que também nos remete à época da
colonização, pois lá que deu origem ao embrião do nosso futuro país.
Diante de tudo isso, a literatura de cordel serve como
importante instrumento metodológico e didático, além de ser fonte histórica
para análise de determinado contexto histórico, além de base para entendermos o
social, o cultural e o político por trás. Claro que sua utilização não deve ser
separada de outros instrumentos e fontes metodológicas para auxílio didático.
Mais que literatura, o cordel também significa arte e
criatividade, e também significa quebrar com os preconceitos que se tem da
região Nordeste do país. Além disso, facilita na leitura e interpretação de
textos, por ter uma linguagem fácil e acessiva aos jovens, e desenvolve o senso
crítico, questionável e debatedor dos alunos.
Também põe em contato o aluno com a tradição oral, tão
banalizada hoje em dia, além de promover a criatividade em fazer poesias e
rimas, podendo também o professor fazer uma interdisciplinaridade com
disciplinas como Português e Geografia.
[1]
GARANHUNS, Gonzaga de. Lula. O Matuto que
Conquistou o Brasil. Recife, Editora Coqueiro, p. 01, 08.
[2]
Disponível em: http://anchietabarros.blogspot.com.br/2012/03/gonzaga-de-garanhuns.html.
Acesso em 24/11/2012.
* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.
* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.