quarta-feira, 16 de maio de 2012

A propaganda ideológica como fonte histórica

Débora de Cássia Lopes

Getúlio Vargas através da utilização expressiva dos meios de comunicação: [jornais, rádios e revistas] divulgou a existência de um suposto plano comunista [Plano Cohen] afirmando que os comunistas assumiriam o poder no Brasil.
Através da publicidade política e da propaganda ideológica, Vargas manipulou a população brasileira, promoveu sua ideologia e aplicou o golpe do Estado Novo. O presidente adotou um regime político centralizado e autoritário de 1937-1945, impôs uma nova constituição aos brasileiros com características antidemocráticas.

Os jornais eram grandes aliados de Vargas na sociedade burguesa – meio de comunicação dos letrados, o líder político tendo noção exata da importância da propaganda para o apoio político,ordena, distribui e incentiva o sistema de radiodifusão em todo o país.

O rádio, mídia de massa, elemento fundamental da comunicação à distância, possibilitou Vargas chegar aos locais mais distantes do país, dispensando a leitura e incluindo os analfabetos [grupo que não tinha acesso aos jornais impressos].

Preparando-se então para utilizá-lo em proveito próprio é criado o programa “A Hora do Brasil” programa nacional de caráter oficial, o presidente falava diretamente com o povo, anunciava as obras do governo e divulgava sambas para glorificar a si mesmo. Atualmente o programa é exibido com o nome a “A Voz do Brasil”.

Para controlar e repreender a população, o governo criou um órgão chamado (DIP) Departamento de Imprensa e Propaganda, toda noticia tinha que passar por uma banca examinadora antes de ir ao ar, censura aos meios de comunicação e as manifestações artísticas como: teatro, cinema e música. O objetivo do governo era afastar a população da oposição política e intelectual.

Vargas foi conquistando os brasileiros aos poucos, tendo contado direto com as massas, desfilou na comemoração do Dia do Trabalho no Estádio do Pacaembu em São Paulo, o aniversário do presidente era comemorado no Dia da Raça, dessa maneira o presidente ganhou o titulo de “O Pai dos Pobres”.

O objetivo deste trabalho é analisar a política ideológica de Vargas, compreender como que a propaganda e a publicidade influenciaram em sua carreira política.

Inicialmente será realizada em sala de aula, uma apresentação sobre o conteúdo com a utilização de recursos audiovisuais, imagens. Logo em seguida a sala será dividida em grupos, cada grupo receberá uma fonte: como um artigo de uma revista, fotografia do presidente em eventos festivos com a população brasileira, trechos dos discursos de Vargas.

Cada grupo ficará responsável pela análise das fontes históricas, em seguida, será realizada uma apresentação coletiva em sala de aula. Uma nova forma de abordar o conteúdo histórico, visando despertar nos alunos interesse e curiosidade pela política nacional.

Referências Bibliográficas:

SIMÕES, Cassiano Ferreira. Diálogos Possíveis. FSBA, ano 5, n.1 (jan/jun.2006)



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 * Artigo produzido para a disciplina de Estágio Supervisionado sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.